Configuração do NCM

Modificado em Qua, 20 Mar na (o) 2:57 PM

Resumo


Este artigo tem  como finalidade orientar o usuário a realizar a configuração do NCM para os Itens.


O que é NCM ?


NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul". É um sistema de classificação de mercadorias utilizado para identificar e categorizar produtos em transações comerciais internacionais. 


Cada item é atribuído a um código numérico específico, que é composto por oito dígitos. Esses códigos são usados para determinar tarifas de importação e exportação, aplicação de impostos e estatísticas de comércio exterior. 


00.00.00.0.0


  • Dois primeiros dígitos: Capítulo. São os dígitos que caracterizam o produto.
  • Dois dígitos seguintes: Posição. É uma caracterização mais abrangente.
  • Quinto e sexto dígitos: Subposição. É a subcategoria do produto.
  • Sétimo dígito: Item. É a classificação do produto.
  • Oitavo dígito: Subitem. É a descrição específica da mercadoria.


O NCM é essencial para o comércio internacional, garantindo a harmonização das categorias de produtos entre os países membros do Mercosul e facilitando o fluxo de mercadorias através das fronteiras.


Apesar da codificação NCM parecer complexa, sua consulta é relativamente simples. Há diversas formas de consultá-la, sendo que a principal forma para consultar a codificação da tabela NCM é acessar a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI disponibilizada no próprio site da NF-e. Sendo importante acompanhá-la pois  a tabela é atualizada periodicamente.


Configuração


Em nosso ERP ja existe alguns NCM cadastrados, porém em algumas situações é preciso que seja configurado de acordo com o cenário que será utilizado ou até mesmo incluir um novo. Caso precise alterar ou incluir é preciso utilizar a rotina GEM009 :


O campo em destacado em vermelho é onde será incluido o NCM para o cadastro.


O campo destacado em verde é a Exceção TIPI, porém esse campo só é preenchido em casos especificos, caso haja necessidade é preciso entrar em contato com o setor fiscal da sua empresa para mais informações.


De forma muito simples, a ExTIPI é utilizada para  identificar alguma diferença sobre a alíquota do IPI, ou regra da NCM, em relação à tributação de um item específico.



Após realizar o cadastro  da classificação correta do item, é necessario vincula-lo ao item, para isso é preciso utilizar a rotina GEM017, inserir no campo Classificação Fiscal circulado em vermelho, conforme imagem :



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo