Resumo
Este artigo demonstra os conceitos básicos sobre a computação em nuvem.
O que é a computação em nuvem...
A Computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do usuário.
O termo geralmente é usado para descrever centros de dados disponíveis para muitos utilizadores pela Internet. Nuvens em grande escala, predominantes hoje em dia, geralmente têm funções distribuídas em vários locais dos servidores centrais.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, podendo ou não haver a necessidade de instalação de programas para facilitar o acesso ao usuário. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma.
Nuvem Privada
As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único utilizador (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao utilizador, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.
A nuvem privada é uma infraestrutura em nuvem operada exclusivamente para uma única organização, e quase sempre operada pela própria organização ou por terceiros e hospedada interna ou externamente. Realizar um projeto de nuvem privada requer engajamento significativo para virtualizar o ambiente de negócios e exige que a organização reavalie as decisões sobre os recursos existentes. Pode melhorar os negócios, mas cada etapa do projeto levanta questões de segurança que devem ser abordadas para evitar vulnerabilidades sérias.
O qué um DATACENTER
Um datacenter corresponde a um local físico que armazena máquinas de computação e seus equipamentos de hardware relacionados. Ele contém a infraestrutura de computação que os sistemas de TI exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede. É a instalação física que armazena os dados digitais de qualquer empresa.
Quais são os padrões para o projeto de DATACENTER ?
À medida que os datacenters aumentaram em tamanho e complexidade e começaram a armazenar informações confidenciais e importantes, autoridades públicas e outras organizações instituirão regulamentações sobre eles. A Telecommunications Industry Association (TIA) estabeleceu quatro níveis ou padrões que abrangem todos os aspectos do projeto do datacenter, incluindo:
- Arquitetura e topologia
- Projeto ambiental
- Sistemas e distribuição de energia e arrefecimento
- Sistemas de cabeamento, caminhos e redundância
- Segurança e proteção física
Da forma semelhante, o Uptime Institute estabeleceu quatro categorias para comparação objetiva da performance do local e alinhamento dos investimentos em infraestrutura aos objetivos de negócios. As quatro categorias para datacenters são listadas abaixo.
Categoria I ou Tier 1
Um datacenter de categoria I oferece o nível básico de capacidade para dar suporte a sistemas de TI em um ambiente de escritório e além. Alguns dos requisitos para uma instalação de categoria I incluem:
- Fonte de alimentação ininterrupta (UPS) para casos de quedas e picos de energia
Area física para sistemas de TI
Equipamento de arrefecimento dedicado que funciona ininterruptamente
Gerador de energia reserva
A categoria I protege contra interrupções no serviço por erro humano, mas não contra falhas ou paralisações inesperadas. Você também pode esperar um tempo de inatividade anual de 29 horas nos datacenters de categoria I.
Categoria II ou Tier 2
As instalações de categoria II fornecem componentes de arrefecimento adicionais para manutenção e segurança contra interrupções aprimoradas. Por exemplo, esses datacenters devem ter os seguinte itens:
- Geradores com motor
- Climatizadores
- Unidades de arrefecimento
- Bombas
Embora você possa remover componentes dos datacenters de categoria II sem a necessidade de desligá-los, falhas inesperadas podem afetar o sistema. Você pode esperar um tempo de inatividade anual de 22 horas em um datacenter de categoria II.
Categoria III ou Tier 3
Os datacenters de categoria III oferecem maior redundância de dados e você pode realizar a manutenção ou substituição de equipamentos sem o desligamento do sistema. Eles também implementam redundância em sistemas de suporte, como unidades de energia e arrefecimento, para garantir apenas 1,6 horas de tempo de inatividade anual.
Categoria IV ou Tier 4
Os datacenters de categoria IV contêm diversos sistemas fisicamente isolados para evitar interrupções tanto por eventos planejados quanto pelos não planejados. Eles são completamente tolerantes a falhas pelo uso de sistemas totalmente redundantes e podem garantir um tempo de inatividade de apenas 26 minutos por ano.
E onde a SOFTDATA estruturou a sua nuvem ?
Toda a estrututa física de computação em nuvem da SOFTDATA necessária para executar a aplicação do SGE ERP esta baseada no DATACENTER de nosso parceiro, Armazém Cloud.
A Armazém Cloud é especialsta em soluções customizadas (B2B) de Data Center e Processamento em Nuvem, com foco na segurança, performance e continuidade dos negócios hospedados conosco.
Suas certificações atestam que não apenas as instalações, mas toda infraestrutura de equipamentos e softwares, são operados por uma equipe de especialistas garantindo um nível de serviço e resposta acima do padrão do mercado
Este é o único Data Center do sul do país a operar com 2 unidades, interligadas por links de fibra ótica em redundância quádrupla. Em operação há 12 anos, a unidade de Brusque/SC, possui toda estrutura e equipamentos para garantir nosso nível de segurança e de serviços prestados e monitorados 24x7x365.
Já a segunda unidade (nova), em Joinville/SC, foi inaugurada no início de 2021, sendo a primeira do sul a receber certificação TIER III Design e Facility e está localizada dentro do Perini Business Park, integrando o complexo Ágora Tech Park.
Além das certificações TIER III, o DATACENTER possui certificação ISO 27001 com extensões 17 e 18, todas de classe mundial.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo