Objetivo
No módulo de engenharia de produtos, encontra-se o "coração" de todo o sistema industrial. A estrutura de produtos ou "Bill of Materials" (BOM), que pode ser uma lista de material bruto, pré-montado, subcomponentes, componentes, ou partes, e a quantidade necessária de cada um para manufaturar um produto por completo. Neste artigo, iremos demonstrar como fazer alterações em vários componentes da estrutura de produtos de um só vez, agilizando desta forma as alterações no cadastro da estrutura.
ENM005 - Cadastro de Estrutura
No módulo de engenharia, temos a rotina de cadastro de estrutura de produtos onde são informados os componentes necessários para a produção do produto e suas quantidades:
Na aba de "Zoom", é onde são informados as quantidades e demais dados do componente:
Na aba de "Estrutura", existe o botão "Ajustar" que permite ao usuário fazer alterações nas quantidades agregadas dos componentes de forma mais fácil e rápida. Ao ser clicado neste botão, será mostrado a seguinte tela:
Esta rotina solicita ao usuário os seguintes campos:
- Validade: Aqui pode ser informado um data para ser filtrado os registros pela data de validade dos componentes da estrutura, para que seja mostrado na lista, somente componentes válidos. Este campo não é obrigatório;
- Percentual de Ajuste Único: Este percentual irá servir para reajustar a quantidade agregada. Este campo não é obrigatório;
- Motivo: Este campo serve para registrar qual é o motivo que esta se fazendo a alteação na estrutura de produtos e é obrigatório.
Ao acionar o botão "Processar", será mostrado a lista de componentes:
No exemplo acima, temos a coluna "Qtde. Agreg. Orig." que é a quantidade original e depois temos a coluna "Qtde. Agregada" que recebeu o ajuste de 10%. Esta última coluna, pode ser alterada manualmente pelo usuário.
Também pode selecionado quais registros deverão ser atualizados, selecionado um a um ou usando o botão "Marcar Todos" e "Desmarcar Todos".
Após fazer todos os ajustes, é necessário acionar o botão "Atualizar" que solicitará a confirmação ao usuário e fará a atualização da quantidade agregada nova.
Toda a alteração é registrada em LOG de alteração da engenharia e pode ser verificada através da rotina ENL033 - Log de Estrutura, conforme abaixo:
Para que a rotina possa fazer um melhor controle de que componentes podem ser alterados através do ajuste, existe algumas configurações que podem ser feitas via arquivo ENM036.CFG:
#GRUPO PAI ALTERACAO: XX YY A
X – Código do grupo (Inicia na Coluna 23)
Y – Código do Subgrupo, caso seja todos os subgrupos deste grupo informar 0 - zero (Inicia na Coluna 26)
A – Informar se é permitido selecionar o item deste grupo. Valores válidos "S" para sim e "N" para não (Inicia na coluna 29)
Esta configuração indica quais os itens de um grupo podem possuir ajuste único (caso não configurar sera permitido ajustar todos).
#GRUPO SELECAO ALTERACAO: XX YY A B
X – Código do grupo (Inicia na Coluna 27)
Y – Código do Subgrupo, caso seja todos os subgrupos deste grupo informar 0 - zero (Inicia na Coluna 30)
A – Informar se é permitido selecionar o item deste grupo. Valores válidos "S" para sim e "N "para não (Inicia na coluna 33)
B – Informar se é permitido alterar quantidade calculada para o item deste grupo. Valores válidos "S" para sim e "N" para não (Inicia na coluna 35)
Esta configuração indica se os itens de um grupo podem ser selecionados na lista e se é permitido alterar a quantidade (caso não configurar sera permitido selecionar/alterar).
#NAO CONSIDERAR ITENS ALTERNATIVOS: X
X – Informar "S" para que ao carregar a grid não carregue itens alternativos.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo